Um novo livro que recolhe diversas catequeses do Papa Bento XVI nas audiências gerais das quartas-feiras procura apresentar às crianças, também através de diversas ilustrações, quem eram os doze Apóstolos e São Paulo.

O texto intitulado "Os Amigos de Jesus" tem diversas imagens criadas por Franco Vignazia e seu prólogo foi escrito pelo presidente da fraternidade Comunhão e Liberação, Pe. Julián Carrón.

No prólogo divulgado pelo L’Osservatore Romano, o sacerdote explica que "havia um pequeno grupo de homens que um dia, há dois mil anos, que se encontrou com um jovem que caminhava pelas ruas da Galiléia, no Meio Oriente. Cada um tinha seu próprio trabalho e sua própria família, mas em um instante sua vida mudou".

"Chamavam-se André e João, Pedro, Mateus, Tomás… Eram doze e nós agora os conhecemos como ‘os apóstolos’. Um deles, depois o traiu e em seu lugar foi eleito Matias". Naquela época, prossegue o Pe. Carrón, "em Jerusalém todos sabiam quem eram os ‘amigos’ do Jesus. Todos os viam andar de cidade em cidade, seguindo sempre o seu Mestre em tudo o que ele fazia".

Depois se uniu a eles São Paulo, cuja vida mudou por completo após o seu encontro com Jesus que lhe perguntou "por que me persegues?"

Agora, prossegue, "Bento XVI é o sucessor de Pedro, a quem Jesus deu a tarefa de guiar a Igreja como primeiro Papa" quem nos "toma pela mão e nos acompanha para descobrir quem eram os primeiros companheiros de Cristo, como o encontraram e como foram conquistados por Ele até decidir não abandoná-lo nunca mais".

"O Papa nos leva a dois mil anos atrás na história e nos faz ser testemunhas do que Jesus fez e disse a estes homens" como quando perguntou a Pedro se o amava.

Bento XVI, recorda o Pe. Carrón, comenta sobre o apóstolo predileto de Jesus, João, que era o mais jovem: "que o Senhor nos ajude a seguir a escola de João para assim nos sentirmos amados por Cristo ‘até o fim’ e entregar a vida por Ele".