O Arcebispo Coadjutor de Manizales, Colômbia, Dom Gonzalo Restrepo, assinalou que a celebração do Bicentenário da independência da Colômbia celebrado ontem em meio de grandes festejos em todo o país, é uma importante ocasião para refletir e renovar-se nos valores cristãos.

Conforme informa RCN, o Prelado comentou que estas festas nacionais constituem um chamado a redobrar a fé, a viver honestamente como crentes e a renovar os valores cristãos, assim como uma ocasião importante para a reflexão sobre o porvir histórico da Pátria.

"Deve-se pensar em viver além do humano, procurando transcender, com uma atitude que não fique meramente no plano do mundano", indicou.

Por outro lado, o agora Arcebispo Emérito de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano, assinalou na celebração do Te Deum na Catedral Primaz que o Bicentenário também deve ser um estímulo para melhorar as relações com os estados vizinhos.

O Cardeal, assinala Caracol Rádio, elevou uma oração "pelas nações com as quais tem relação nossa pátria e por aqueles governos com que têm relações internacionais que se comprometeram a apoiar a Colômbia em sua luta contra o terrorismo, o narcotráfico, a injustiça social e a pobreza, para que seu apoio culmine em paz e progresso para todos".

O Cardeal Rubiano também agradeceu ao presidente Álvaro Uribe, que está de saída após a eleição de Juan Manuel Santos, "pelo seu trabalho frente ao governo por estes anos de serviço, de entrega total, de acompanhar os colombianos na construção de uma pátria onde a paz e o respeito pela vida sejam verdadeiramente um sinal claro de seu mandato".

O Cardeal também alentou os colombianos para que neles cresça o sentimento de amor à pátria.