Os presidentes das conferências episcopais da América Latina e Caribe se reunirão nesta capital junto com a Dom Louis Kébreau, Presidente da Conferência Episcopal do Haiti, no próximo 23 de julho para tratar o tema da reconstrução do país depois do devastador terremoto do último 12 de janeiro que cobrou a vida de mais de 250 mil pessoas.

Passaram mais de seis meses desde que ocorreu o fatal sismo e ainda há muito trabalho por ser feito. Recentemente o Núncio no Haiti, Dom Bernardito Auza, explicou em entrevista à agência Fides que "Parece que o terremoto foi ontem! Não há ninguém que leve os escombros, não se pode transitar por certas avenidas da capital. Não há locais para algumas instituições do mesmo governo".

Dom Auza disse também que a comunidade internacional deve ver "que há ainda muito por ser feito. Que temos ainda necessidade de ajuda. Devemos agradecer aos Bispos do Haiti, da Santa Sé e à comunidade internacional por poder continuar esta reconstrução".

Neste contexto o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), cuja sede se encontra em Bogotá, na Colômbia, coordena ações para ajudar o povo do Haiti nesta árdua tarefa.