O Bispo de Hanzhong, Dom Luigi Yu Runshen, presidiu a Missa de consagração do novo Bispo Coadjutor de Yan’an, Dom Giovanni Battista Yang Xiaoting, de 46 anos de idade e 19 de sacerdócio.

Segundo a agência Fides, as autoridades comunistas permitiram que a cerimônia pudesse ser celebrada no dia 15 de julho. Estiveram presentes vários bispos em comunhão com a Santa Sé, assim como uma centena de sacerdotes e perto de seis mil fiéis.

Dom Yan nasceu em 9 de abril de 1964 em uma família católica de Zhouzhi. Entre 1984 e 1999 estudou no seminário local e foi ordenado sacerdote em 28 de agosto de 1991. Desde 1993 a 1999 estudou em Roma, na Universidade Urbaniana, onde obteve o doutorado em Teologia.

Em 2002 conseguiu também uma mestria em religião e sociologia na Catholic University of America em Washington. Ao retornar à China, trabalhou em paróquias e fundou um Centro para a formação e a investigação. Recentemente, Dom Yan era Vice-reitor no seminário de XI’an e decano dos estudos.

A diocese de Yan’an tem perto de 50 mil fiéis, 20 sacerdotes, uma dezena de seminaristas e 24 religiosas pertencentes às Congregações das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora da China e das Missionárias de Maria. Há também 20 igrejas, outros vinte lugares de culto, e uma escola primária católica.