"Nele está sua vida, assim como a prolongação de seus dias" é o título da mensagem do Papa João Paulo II para a Quaresma de 2005 publicado hoje no Vaticano. No texto, o Santo Padre pede defender a vida em todas suas fases, especialmente na senilidade.

"A vida do homem é um dom precioso que deve ser amado e defendido em cada fase. O mandamento 'Não matarás', exige sempre o respeito e a promoção da vida, desde seu princípio até seu ocaso natural. É um mandamento que não perde sua vigência com a presença das doenças, e quando a debilitação das forças reduz a autonomia do ser humano", assinala o texto.

Segundo o Papa, "é nesta perspectiva que o idoso precisa ser compreendido e ajudado” e esta reflexão “nos ajudará a alcançar uma maior compreensão da função que as pessoas idosas estão chamadas a exercer na sociedade e na Igreja, e, deste modo, dispor também nosso espírito à afetuosa acolhida destes”.

“Na sociedade moderna, graças à contribuição da ciência e da medicina, estamos assistindo a uma prolongação da vida humana e a um conseguinte aumento do número das pessoas isdosas. Tudo isso solicita uma atenção mais específica ao mundo da chamada 'terceira idade', a fim de ajudar estas pessoas a viver suas  grandes potencialidades com maior plenitude, colocando-as a serviço de toda a comunidade”, explicou.

Do mesmo modo, recordou que “o cuidado das pessoas idosas, sobretudo quando atravessam momentos difíceis, deve estar no centro de interesse de todos os fiéis, especialmente das comunidades eclesiásticas das sociedades ocidentais, onde tal realidade se encontra presente de modo particular".

"Terá que fazer crescer na opinião publica a consciência de que os idosos constituem, em todo caso, um grande valor que deve ser devidamente apreciado e acolhido. Devem ser ampliadas, portanto, as ajudas econômicas e as iniciativas legislativas que evitem sua exclusão da vida social. É justo assinalar que, nas últimas décadas, a sociedade está prestando maior atenção à suas exigências, e que a medicina desenvolveu terapias paliativas que, com uma visão integral do ser humano, são particularmente benéficas para os doentes", acrescentou.

Segundo o Pontífice, "a consciência da proximidade da meta final, induz o idoso a concentrar-se no essencial, naquilo que o passar dos anos não destrói".

"É precisamente por esta condição, que o idoso pode desenvolver uma grande função na sociedade. Se for certo que o homem vive da herança de quem lhe precedeu, e seu futuro depende de maneira determinante de como lhe foram transmitidos os valores da cultura do povo ao que pertence, a sabedoria e a experiência dos idosos podem iluminar o caminho do homem na via do progresso para uma forma de civilização cada vez mais plena", acrescentou.

"O que aconteceria se o Povo de Deus cedesse a uma certa mentalidade atual que considera quase inúteis a estes nossos irmãos, quando diminuem suas capacidades pelos achaques da idade ou da enfermidade? Que diferentes serão nossas comunidades se, a partir da família, trataremos de nos manter sempre com atitude aberta e acolhedora para eles!", concluiu o Papa.

Leia el Mensagem completo em: http://www.acidigital.com/Documentos/quaresma05.htm