Ao assinar esta manhã o convênio de colaboração com o Arcebispado de Madrid, o prefeito Alberto Ruiz Gallardón assinalou que a JMJ Madrid 2011 superará todas as expectativas e será "a melhor Jornada Mundial da Juventude já celebradas até agora".

Ruiz Gallardón assinalou que a JMJ suporá "um acontecimento de transcendência excepcional para a cidade, cujo êxito requer um esforço igualmente extraordinário por parte de todos". Também mostrou sua alegria porque Madrid tenha sido escolhida a sede da próxima JMJ: "Cada vez que somos escolhidos para albergar um encontro internacional devemos sentir-nos satisfeitos".

O acordo aborda diversos aspectos para a coordenação entre a administração local e os organizadores da JMJ. A Prefeitura cederá espaços de titularidade municipal, como colégios públicos e poliesportivos, para o alojamento dos jovens que vão assistir à Jornada. Também se habilitarão espaços para o encontro dos jovens, e cederão instalações para a celebração de eventos culturais.

A Prefeitura garante, além disso, o apoio da Polícia Municipal, em coordenação com os serviços de Amparo Civil e Segurança da Comunidade de Madrid e a Delegação do Governo, para que nos deslocamentos e concentrações esteja assegurada a segurança dos assistentes às celebrações.

A administração local também se comprometeu também a instalar um relógio de conta regressiva "em um lugar emblemático da cidade", conforme destacou o prefeito, assim como a cessão de grandes instalações como a Caixa Mágica, o Palácio Municipal de Congressos ou o Auditório do Parque Juan Carlos I.

Por sua parte o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, assegurou que Madrid se reconhecerá "pela qualidade humana dos jovens que virão, que vão conquistar o coração dos madrilenhos".

A JMJ, disse, "é um acontecimento que expressa a vida da juventude da Igreja em seus atos litúrgicos e em torno da Palavra de Deus". Também assegurou que a JMJ "trará para a cidade paz e bem, além de respostas que satisfazem o coração dos jovens".