Depois de declinar convite que feito pela presidenta da Assembléia Nacional, Cilia Flores, para dar razão de suas afirmações críticas que o levaram a ser insultado e atacado pelo presidente Hugo Chávez, o Arcebispo de Caracas e Primaz da Venezuela, Cardeal Jorge Urosa Savino, propôs a realização de um diálogo sereno e respeitoso entre diversos representantes da Conferência Episcopal e deputados do ente legislativo para os próximos dias.

Em uma nota dada a conhecer hoje pelo Escritório do Arcebispado de Caracas se destaca que o Cardeal declinou o convite já que as circunstâncias atuais, "assim como as possíveis alterações da ordem pública nas imediações da sede do Parlamento, como aconteceu em outras ocasiões, não garantem neste momento as condições de serenidade e respeito necessárias para a realização de um diálogo esclarecedor e proveitoso para o país".

A nota assinala logo que "em atenção ao cordial convite da Presidenta da Assembléia Nacional, deputada Cilia Flores, o Cardeal Urosa, junto com o S.E. Dom Ubaldo Santana, Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, propõe levar a cabo uma reunião entre deputados e bispos em outro momento e lugar, que seriam determinados de comum acordo a fim de conversar sobre a missão da Igreja na Venezuela, e o conteúdo das declarações questionadas no debate da Assembléia".

Finalmente a nota precisa que o Cardeal Urosa "reafirma seu reconhecimento e respeito às Instituições do Estado, assim como seu ânimo de continuar trabalhando com dedicação como Bispo da Igreja Católica pelo bem comum e a paz do povo venezuelano, majoritariamente cristão e católico. Igualmente, ele agradece a todas as instituições e pessoas que manifestaram seu apoio e solidariedade".

Na missiva na qual se informa esta decisão à deputada Flores, o Cardeal sugere como data do encontro proposto o 26 ou 27 de julho ou "outra data conveniente para as partes".