O Papa Bento XVI terá uma escultura de bronze como homenagem e agradecimento por sua visita a Santiago da Compostela (Espanha), por ocasião do Ano Santo Compostelano em novembro deste ano, conforme assinala Cândido Pazos, um dos escultores do estudo Pazos Ulla, uma das entidades entre as quais surgiu a idéia.

Conforme assinala a agência EFE, a figura de bronze terá uma altura de 2,5 metros, e seu custo será de 98 mil euros que serão reunidos com a contribuição daqueles que desejem colaborar com sua realização. Para isso se abrirá uma conta em que tanto empresas como cidadãos poderão fazer sua contribuição, com o objetivo de que não seja "uma imagem posta pelas instituições", assegurou Juan Covas, presidente do Aeroclube de Santiago.

O limite de ingressos na conta será 100 mil euros e "o que ultrapasse esse limite o passaríamos à administração econômica de Santiago", asseguro Cândido Pazos.

"O projeto é instalá-la nas proximidades da Porta da Europa", tal como explicou Pazos, "para que na entrada dos peregrinos a Compostela possam situar-se ao lado do Santo Padre".

Os planos e a maquete já estão prontos e só falta começar com sua construção, assinalou Pazos, quem insistiu em que o objetivo é que "já esteja pronta para o 6 de novembro", dia da visita do Papa. A iniciativa também tem o apoio do Instituto Padre Sarmiento, a Câmara de comércio do Santiago e o Aeroclube.