Durante a Eucaristia de Encerramento do Ano Jubilar pelos 400 anos de criação da diocese de Arequipa (Peru), o enviado especial do Papa Bento XVI, Cardeal Giovanni Battista Re, exortou aos mais de 40 mil assistentes a permanecerem fiéis "à sua identidade católica e aos valores humanos e espirituais que caracterizam sua gloriosa história".

Assim expressou o Cardeal na Missa celebrada este 18 de julho no Estádio da Universidade Nacional de San Agustín e concelebrada pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, e o Arcebispo de Arequipa, Dom Javier del Rio Alba; entre outros.

Ao recordar que "Arequipa, deu à Igreja uma grande Beata como Irmã Ana de los Angeles Monteagudo, assim como muitos e bons sacerdotes, bispos e dois cardeais", o Cardeal animou os fiéis a não limitar-se "a uma simples evocação histórica" mas "a anunciar o Evangelho sentindo-se responsáveis pela tarefa que Cristo encomendou a seus discípulos".

No marco festivo que os fiéis carregaram de bandeirinhas, cartazes, lenços e globos de cor branco e amarelo (as cores do Vaticano), o Cardeal assinalou que diante "dos problemas que a sociedade de hoje deve confrontar também aqui, no Peru não encontraremos jamais uma verdadeira solução se não colocarmos Deus no centro. É necessário voltar a procurar em Deus a verdadeira referência para a própria vida e para o próprio esforço por construir um futuro melhor".

Seguidamente, o enviado especial do Papa se referiu à presença da Virgem de Chapi, padroeira de Arequipa, "advocação Mariana significativa não só por sua originalidade, mas também porque nos recorda que é Maria, a Estrela da Evangelização", e recordou que é Ela quem "guia nossos passos no cumprimento do mandato de Cristo e nos assinala o lugar do qual sempre devemos partir: Chapi, Chapi".

Durante a Missa se obsequiou ao Cardeal um retábulo com a imagem da Virgem de Chapi e outro para o Santo Padre. O Cardeal Re expressou a alegria que suscitada ao visitar Arequipa onde observou "a participação dos leigos na vida da Igreja" e manifestou que "esta grata impressão será a que ele vai transmitir a Bento XVI".