O Arcebispado de Piura no norte do Peru deu a conhecer o programa do Congresso Eucarístico e Mariano (CEM), que se realizará entre os dias 12 e 15 de agosto na cidade com o lema "A Eucaristia constrói o Amor na Verdade – meu Senhor e meu Deus" e que se realizará no marco dos 50 anos do 6º Congresso Eucarístico Nacional e os 50 anos da Coroação Pontifícia de Nossa Senhora das Mercês.

O CEM, será inaugurado na quinta-feira 12 de agosto no Estádio Miguel Grau. A jornada culminará com a celebração eucarística presidida por Dom José Antonio Eguren Anselmi, Arcebispo de Piura.

Na sexta-feira 13 de agosto, a jornada será oferecida pelos anciãos, doentes e agentes da Pastoral de Saúde e será realizada a catequese "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" oferecida por Dom Kay Schmalhausen Panizo, Bispo Prelado de Ayaviri, para culminar com um concerto juvenil.

O sábado 14 estará dedicado às crianças e à família e contará com a presença do Arcebispo de Lima e Primado do Peru Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, quem presidirá a Eucaristia ao culminar.

Finalmente, no domingo 15 de agosto, dia da Solenidade da Assunção da Santíssima Virgem Maria, o CEM será enclausurado com uma Missa presidida também pelo Cardeal Cipriani onde se será realizada a consagração a Jesus Eucaristia e à Santíssima Virgem Maria. Ao finalizar a celebração, realizar-se-á uma procissão eucarística pelas ruas de Piura que culminará na Basílica Catedral da cidade.

Do mesmo modo, o CEM contará com a participação de Dom Bruno Musaró, Núncio Apostólico no Peru e Dom Antonio Arregui Yarsa, Arcebispo de Guayaquil (Equador).