A página Web do Vaticano www.vatican.va sofreu um ataque informático através do Google, de forma que qualquer pessoa que escrevesse no sábado no buscador "Vatican" ou "vaticano" encontrava como primeiro resultado um link à página Web www.pedofilo.com.

"Durante um curto período de tempo se deu um engano de indexação que provocava que quando os usuários procuravam a palavra Vaticano no Google, o resultado levava a uma URL não relacionada", explicou à agência Europa Press Mario Jiménez, responsável pela comunicação do Google Espanha, e também afirmou que "o problema foi solucionado pouco tempo depois de recebermos notícia do mesmo".

Em qualquer caso, ao ingressar no site www.pedofilo.com, o site se encontrava inacessível. Conforme indica a imprensa italiana, trata-se de um domínio registrado para a companhia mexicana Guionbajo que opera em Monterrey Nuevo León (México).

Google assegurou no sábado que se encontravam "analisando a situação" e "avaliando as causas" do problema para buscar resolvê-lo "o antes possível", embora tenha afirmado que "não há por que tratar-se necessariamente de um ataque Hacker", conforme recolhe a imprensa italiana.

Não obstante, a companhia assinalou que o problema poderia ter sido provocado por um algoritmo de ataque que permite que o motor de busca possa indexar conteúdo em função de sua relevância, conforme informa o jornal italiano IL Corriere della Sera.

Nesta linha, o jornal italiano La Repubblica indica em sua versão digital que o responsável por este incidente deve ter "um certo conhecimento de como funciona Google".