Dom Martín del Elizalde, Bispo de Nueve de Julio (Argentina), considerou que a aprovação no Senado da Nação do pseudo matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, depois de um árduo debate social, pôs o país "diante de uma situação nova e inesperada".

Depois de "deplorar que isto tenha acontecido", disse que "o resultado ao qual se chegou questiona a todos sobre a seriedade do compromisso evangélico que dizemos ter. O áspero contexto político não pode justificar o ocorrido".

"Com o transcurso do tempo serão esclarecidos alguns aspectos e se estabelecerão novas pautas de conduta na sociedade. Suas conseqüências poderão ser apreciadas em muitos âmbitos, não imediatamente talvez, mas deverão repercutir certamente na vida familiar e na formação dos jovens", advertiu.

O Prelado recordou, entretanto, que "há algo que não muda nem pode mudar, e é a lei de Deus e o chamado da consciência, que se encontra em cada pessoa. Como fiéis, devemos dar um testemunho de coerência e de fidelidade, sem nos deixarmos impressionar pelas correntes dominantes mas enganosas, alheias a um projeto verdadeiramente criativo e orientado para o bem integral das pessoas. Temos que manter nossa avaliação e nossa adesão à família tal como Deus a quis, e foi estabelecida na ordem natural".

"A doutrina da Igreja sobre o matrimônio e a família e sobre a sexualidade não altera nem deforma o que a mesma natureza provê, na vida e no desenvolvimento de cada pessoa livre dotada de inteligência. Ao contrário, ilumina desde a fé e constitui uma ajuda para sua realização nesta vida e para alcançar o cumprimento desses objetivos", sublinhou.

Dom Elizalde estimou que "agora, de maneira clara e eloqüente, foi-nos confiada uma missão: oferecer a nossos irmãos o testemunho desta realidade querida por Deus: a família, a estabilidade matrimonial, vivida na fé que sustenta e antecipa o cumprimento das metas, o respeito pela vida", e pediu orações para que Deus "nos mantenha unidos e ferventes, e que nossas famílias sigam sendo a mostra de sua presença entre nós, pelo amor e pela vida".