O jornal espanhol La Razón informou que mais de 1.300 adolescentes entre 12 e 18 anos de idade estudam atualmente nos 53 seminários menores diocesanos que há em todo o país, em resposta a seu desejo precoce de serem sacerdotes.

O artigo, assinado por Álex Navajas, sustenta que enquanto "algumas crianças de sua idade sonham sendo jogadores de futebol, empresários, médicos ou toureiros", estes espanhóis "logo que aparece a adolescência, querem ser sacerdotes".

O jornal recolhe diversos testemunhos como o de Álvaro Piñero, um toledano de 16 anos, que ingressou no ano 2006 ao colégio-seminário de Las Rozas de Puerto Real, em Madrid.

Álvaro descobriu que queria ser sacerdote aos 12 anos de idade mas tinha dúvidas. "O colégio me ajuda muito; há um ambiente muito bom, onde afiançamos bem a amizade, e meus companheiros são já como minha segunda família", afirma.

Adrián, à idade de 5 anos já queria ser sacerdote e era coroinha em Monturque, sua cidade natal. Aos 12 anos entrou no seminário de San Pelagio, agora com 16 anos explica que nesse lugar "nosso ideal é Cristo. Formamo-nos na oração, porque sem a oração nada é possível. Logo, os retiros espirituais são momentos mais intensos de oração para conhecer e amar mais a Cristo’.

Santiago Fernández, de 18 anos, leva dois anos no menor e em setembro dará o passo ao seminário maior. "Ao princípio, meus amigos tomaram muito mal. Logo, ao ver que ia bem, me apoiaram", recorda.

Dom Demetrio Fernández, atual Bispo de Córdoba, também descobriu sua vocação na infância e assistiu a um seminário menor. "Eu queria ser sacerdote desde os 7 anos. Era coroinha, e o disse a meu pároco, uma peça chave em minha vocação". Aos 11 anos ingressou no seminário menor de Talavera de la Reina. "Foram os anos mais felizes de minha vida. Tudo o que eu possa dizer dos seminários menores é muito positivo", afirma.

Segundo o jornal "não é o único bispo espanhol que passou por um destes centros. Dom Zornoza, Auxiliar de Getafe; Dom Asenjo, Arcebispo de Sevilha; o de Toledo, Braulio Rodríguez, ou o Bispo de Jaén, Ramón del Hoyo, são só alguns deles. Inclusive os cardeais Rouco e Cañizares sentiram a chamada ao sacerdócio quando eram crianças. De fato, segundo Antonio Escuro, reitor do seminário menor de Córdoba, ‘mais de 60 por cento do clero da nossa diocese passou por estas salas’".

"Para a grande maioria, é verdade que não se pode saber quando menino o que quer ser quando crescer, mas para um pequeno grupo, sim", responde Manuel Vargas, reitor do seminário de Las Rozas. "A melhor publicidade para um seminário menor é que as crianças estão muito contentes", conclui.