O segundo Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert, advertiu que o anúncio do Presidente Hugo Chávez de revisar o acordo entre a Venezuela e o Vaticano, é uma cortina de fumaça para que os venezuelanos esqueçam o escândalo dos mantimentos decompostos.

Em declarações à emissora ‘Unión Radio’, o Prelado disse que este anúncio de Hugo Chávez é para criar uma cortina de fumaça enquanto mais mantimentos seguem apodrecendo nos armazéns. Ao mesmo tempo, indicou, o Governo aproveita para atacar aos empresários e chamá-los "monopolizadores” do povo.

Dom Lückert recordou que o convênio entre os dois estados serve apenas para regular as relações entre ambos, e que o único privilégio é a responsabilidade do Governo de velar pelos templos antigos que já são considerados patrimônio da humanidade.

"A Igreja venezuelana não está nestes momentos em função de brigar com o Presidente da República nem muito menos; está para apoiá-lo e para ajudá-lo"; entretanto, esclareceu que a Igreja também tem "a obrigação profética de abrir os olhos ao povo venezuelano ante um projeto político que não convém à Venezuela, e neste caso é o socialismo cubano que querem nos impor".

Para conhecer mais do que estabelece o convênio entre a Santa Sé e Venezuela, você pode ingressar em: http://www.cev.org.ve/noticias_det.php?id=3700  (em espanhol)