Em uma carta dirigida ao Patriarca de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, o Papa Bento XVI assinala que reza pela unidade da Igreja Católica na Terra Santa, depois de sua visita à ilha do Chipre realizada entre os dias 4 e 6 de junho deste ano.

Na missiva publicada na segunda-feira e com data de 7 de junho, o Santo Padre faz votos para que a unidade cresça entre os católicos da Terra Santa e se convertam em exemplo "da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica".

Depois de agradecer pelas cálidas boas-vindas que recebeu no Chipre, o Papa expressa sua "satisfação pessoal" pela fidelidade dos cipriotas às suas raízes cristãs e pede a Dom Twal que estenda a eles "minhas orações paternais e meus bons desejos por sua saúde e prosperidade".

Bento XVI expressa logo seu gratificante experiência de ver como a comunidade católica no Patriarcado cresce. Seguidamente ele expressa que reza para que "todos os católicos latinos na Terra Santa, com seus respectivos idiomas, costumes e tradições, sejam felizes colaboradores como irmãos e irmãs e se convertam em um brilhante exemplo dos laços inquebráveis da união amorosa que são marcas autênticas da Igreja que é Una, Santa,Católica e Apostólica".

O Patriarcado Latino de Jerusalém tem 70 mil fiéis em sua diocese e está composta pelos territórios de Israel, Palestina, Jordânia e Chipre.