O Vatican Information Service deu a conhecer hoje que entre os dias 20 e 23 de julho se reunirá em Santo Domingo (República Dominicana), o Conselho de Administração da Fundação "Populorum Progressio" para deliberar o financiamento de 230 projetos a favor das comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e rurais da América Latina e o Caribe.

Em um comunicado publicado hoje se destaca que "se trata da primeira ocasião em que o Conselho de Administração realiza sua reunião anual em um país do Caribe, zona geográfica que conta com importantes núcleos de populações afro americanas e rurais".

Na quinta-feira 22 de julho está previsto realizar uma visita ao Haiti, programada antes do terremoto que sofreu esta nação em último mês de janeiro. A Fundação financia cada ano um grande número de projetos neste país. A delegação realizará visitas aos campos de refugiados administrados pela igreja católica e celebrará uma Eucaristia, junto à igreja local, em um deles. Pela tarde, na Sede da nunciatura apostólica, haverá uma reunião com os representantes das organizações humanitárias presentes no Haiti, assim como uma visita à Sede da Cáritas nacional.

Com ocasião da visita, o Cardeal Paul Joseph Cordes doará, em nome do Santo Padre, 250 mil dólares, primeira entrega de recursos para o projeto de reconstrução da escola "Saint François de Sales", em Port-au-Prince, destruída durante o sismo; deste modo entregará uma oferta à Caritas do Haiti, sempre em nome do Papa.

No comunicado se destaca que "este ano se apresentaram 230 projetos, pertencentes a 20 países, orientados a atender necessidades em diversos setores: produção (agropecuária, artesanal e microempresarial), infra-estrutura comunal (água potável, latrinas, salões comunitários), educação (capacitação, implementação de escolas, publicações), saúde (campanhas preventivas, dotação de dispensários) e construção (centros educativos e de saúde).

O número de projetos apresentados por países são: Brasil (57), Colômbia (41), Peru (21), Haiti (20), Equador (19), El Salvador (13), Bolívia (8), Guatemala (8), Chile (7), Argentina (6), Republica Dominicana (6), Costa Rica (4), México (4), Paraguai (4), Uruguai (3), Venezuela (3), Cuba (2), Panamá (2), Antilhas (1) e Nicarágua (1)".