O secretário de Saúde do Distrito, Héctor Zambrano, confirmou que no decorrer deste ano já foram fecharam três clínicas de aborto em Bogotá, a última das quais foi encerrada por roubar crianças para traficá-las.

Zambrano indicou em declarações à Rádio RCN que este último recinto, desmantelado no último fim de semana "não estava habilitado para prestar os serviços de ecografia; estava ocultando temas ilícitos como aborto ilegal; havia tráfico de menores; e o pessoal médico não estava registrado".

Deste modo disse que para as autoridades é complexo estabelecer um censo sobre os mesmos lugares, porque se dedicam a atividades ilegais e por sua condição de clandestinos. Não obstante, confirmou que no decorrer do ano, as autoridades fecharam três desses lugares, graças à colaboração dos cidadãos.

No ano 2006, a Corte Constitucional da Colômbia despenalizou o aborto neste país permitindo o assassinato de não nascidos em três casos: estupro, má formação do feto e quando a mãe ou o bebê corram perigo.