Em conferência de imprensa realizada ontem para apresentar as novas normas para lutar contra diferentes tipos de delitos graves como os abusos sexuais, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que a Congregação para a Doutrina da Fé está trabalhando em uma série de documentos que recolhem a experiência de diversos prelados e de conferências episcopais para gerar guias para dirigir os casos de abusos em nível local.

O porta-voz vaticano indicou que a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) "está examinando atualmente como ajudar os bispos do mundo a formular e desenvolver, coerente e efetivamente, as indicações e guias necessárias para confrontar os problemas dos abusos sexuais contra menores, já seja por parte de membros do clero ou dentro do ambiente e instituições relacionadas à Igreja".

Estes documentos adicionais, explicou, terão em conta "a situação e os problemas das sociedades nas que trabalham".

Depois de constatar que os Episcopados "têm um papel importante porque conhecem a situação específica de cada lugar", o sacerdote indicou que o trabalho da CDF "é de coordenação, integração, sugestões e harmonização das diretivas sem eliminar o papel dos Episcopados neste campo".

O Pe. Lombardi ressaltou logo que não há ainda uma data para a emissão destas diretivas e que o trabalho da CDF não concluiu com a publicação hoje das modificações para lutar com os delitos graves como os abusos sexuais.

Todo este trabalho, concluiu, "será outro passo crucial no caminho da Igreja ao traduzir em uma prática permanente e a consciência contínua os frutos dos ensinos e as idéias que amadureceram no curso dos dolorosos eventos da ‘crise’ gerada pelos abusos sexuais por parte de membros do clero".