O Bispo de Tucson (Arizona) e Vice-presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom Gerald F. Kicanas, apresentou-se perante o Congresso deste país para solicitar uma urgente reforma migratória ética que respeite a dignidade das pessoas.

Em sua intervenção de ontem ante o Subcomitê sobre Imigração, Cidadania, Refugiados, Segurança Fronteiriça e Lei Internacional da Câmara de Representantes, o Prelado, cuja diocese se estende ao longo de toda a fronteira entre o Arizona e México, disse que diariamente é testemunha "das conseqüências humanas de nosso fraturado sistema imigratório", e acrescentou que "desde o ponto de vista humanitário e ético, esta é uma situação que deve ser resolvida de uma maneira humana e integral".

Apesar de que freqüentemente as análises que destacam o impacto econômico, social ou legal ignoram ou minimizam este aspecto, "a imigração é ultimadamente um assunto humanitário, já que impacta os direitos básicos e a dignidade de milhões de pessoas e suas famílias. Como tal tem implicações morais", afirmou. "Não podemos aceitar o trabalho e os impostos dos imigrantes sem proporcionar-lhes ao mesmo tempo amparo sob a lei".

"A Conferência de Bispos dos Estados Unidos está completamente de acordo que a regulação da lei é de suma importância, e que deve-se pedir contas àqueles que a infringem" afirmou. "Como se destaca em nosso testemunho, uma reforma integral do nosso sistema de imigração honraria e ajudaria a restaurar o respeito pela lei ao requerer que 11 milhões de pessoas não-documentadas paguem uma multa, ponham-se em dia com o pagamento de impostos, aprendam inglês, e fiquem no final da fila [imigratória]. Acreditamos que esta é uma pena proporcionada para a ofensa".

O Prelado também se referiu à controvertida lei do Estado do Arizona e assinalou que "acredito firmemente que a aprovação desta lei reflete a frustração das pessoas no Arizona e dos americanos com o Congresso por não abordar o tema da reforma imigratória. A mensagem é que rompam a paralisia partidária e atuem já".

Ao testemunho oral acompanhou um testemunho escrito mais extenso no qual o Bispo Kicanas realizou um resumo das recomendações que os Bispos realizam há bastante tempo com respeito à reforma de imigração.

Mais informação em inglês: http://www.usccb.org/comm/archives/2010/10-134sp.shtml