Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 realizaram um convênio com a Fundação Excelência para realizar quatro concertos de música clássica na Espanha para promover a JMJ. Parte dos recursos serão destinados ao fundo Solidariedade "constituído para que jovens de países desfavorecidos que queiram vir a JMJ possam cumprir seu desejo".

"Os quatro concertos –explicam– terão lugar no Auditório Nacional de Madrid entre outubro de 2010 e junho de 2011. As orquestras que interpretarão as diferentes peças são a Orquestra Clássica Santa Cecília, a European Royal Ensemble e a Orquestra Filarmônica Excelentia"

"Este ciclo começará no dia 6 de outubro de 2010 e oferecerá grandes obras do repertório clássico como a 5ª Sinfonia de Beethoven, o concerto para piano núm. 21 de Mozart, o Concerto para piano núm. 2 de Rachmaninov ou a 9ª Sinfonia de Beethoven. No último dos concertos, que se celebrará em 23 de junho de 2011, será possível escutar também peças para corais como algumas partes do Messias de Haendel", acrescentam.

Do mesmo modo, "a direção dos diferentes concertos estará sob a responsabilidade de diretores convidados procedentes de todo o mundo como Janos Kovacs, Stephen Layton, Darrell Ang ou o espanhol Cristóbal Soler".

As entradas se encontram à venda desde este mês de julho. Os concertos se realizarão nos dias: 6 de outubro de 2010, 9 de fevereiro de 2011, 29 abril de 2011 e 23 junho de 2011, a partir das 7:30 p.m.

Mais informação em espanhol: medios@jmj2011madrid.com  ou http://www.fundacionexcelentia.org/noticia-jmj.hTML