O Rei da Espanha, Juan Carlos, outorgou à Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, o prêmio de direitos humanos pelo seu trabalho de "destacada e intensa atividade" na organização, "dedicada a melhorar as condições de vida dos menores de seu país".

Durante a entrega, em uma cerimônia Universidade de Alcalá de Henares, o rei acrescentou: "Apostar nas crianças, em sua saúde e pleno desenvolvimento, é apostar sempre na vida, no futuro e na esperança".

Também o juri que concedeu o prêmio à Pastoral em novembro do ano passado destacou "as dimensões extraordinárias de sua rede solidária, composta por mais de 240.000 voluntários dedicados a combater a desnutrição e mortalidade infantil e melhorar as condições de vida das crianças brasileiras".

Zilda Arns, que fundou a Pastoral em 1983 sob a ajuda da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), agradecida pelo reconhecimento, indicou que "a Pastoral diminui pela metade a mortalidade infantil e a má nutrição, e onde atua há sinais sensíveis de redução da violência familiar e comunitária".

A Pastoral da Criança é uma entidade eclesial queatende atualmente quase dois milhões de crianças e mães e mais de 1,3 milhão de famílias em todo o Brasil.