O Primeiro Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Baltazar P. Cardozo, qualificou de "paródia" a sessão onde o Parlamento –de maioria chavista–, insultou os bispos, porque "põe em evidencia o que não deve ser uma Assembléia Nacional".

Em declarações a ‘Unión Radio’, o Prelado disse que não só se critica o que faz a Assembléia Nacional, mas também "a linguagem desmedida desde todo ponto de vista". Como se recorda, um dos ataques verbais foi feito pelo deputado Carlos Escarrá, que chamou o Cardeal Jorge Urosa "fantoche da Conferência Episcopal".

Dom Baltazar disse que o Governo procura que as pessoas deixem de falar e de expressar suas opiniões. "E não se possa nem abrir a boca, isso não pode ser, é inaceitável um meio de quase uma hora de cadeia diária, como dizia Pasqualli e esse culto desmedido à personalidade do Presidente" Hugo Chávez, expressou.

O Vice-presidente da CEV disse que o Governo deve ver "como encontra solução aos problemas de todos os venezuelanos", e não declarar "uma política de extermínio para edificar o projeto político que se queira".

Do mesmo modo, denunciou que sejam usados os meios do Estado para uma "campanha de descrédito e de calúnia, é o pior contra a Igreja e contra todo mundo, essa forma de ridicularizar as pessoas".