O movimento “Muévete Chile” chamou os cidadãos a enviarem correios de felicitação aos deputados que aprovaram uma declaração institucional que se solidariza com a causa pró-vida na Espanha e em outros países, com menção expressa à plataforma pró-vida espanhola Direito a Viver.

"A Câmara de Deputados do Chile consente expressar sua solidariedade a todas as organizações mundiais que lutam contra o aborto, em particular a ONG espanhola Direito a Viver, que vê com horror como na Espanha se aperfeiçoou o assassinato mais repudiável contra um ser indefeso, qual é o propósito no aborto, cujas vítimas –por seu desamparo legal – não poderão recorrer aos tribunais internacionais reclamando pelo direito humano mais básico que não é outro que o direito à vida", expressa a declaração.

O texto foi apresentado por deputados do PRI, UDI, RN e DC, e foi adotado no último 7 de julho com 60 votos a favor, cinco abstenções e só sete em contra.

"A atuação de nossos Deputados pôs em alto o nome do Chile e demonstra sua qualidade ética e moral para defender os direitos humanos dessas crianças que serão objeto de um crime contra a humanidade. Por isso, envia um e-mail de felicitação aos 10 Deputados Autores deste Acordo", expressou o movimento pró-vida chileno.