O Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos, lembrou recentemente em uma Santa Missa que a ordenação sacerdotal «não é uma graça fácil» e exige empenho de todos os membros da Igreja. Dom António sintetizou o significado da ordenação de um novo padre para a diocese, afirmando que “é apenas um presbítero a ser ordenado mas tem o sentido da totalidade e o valor de uma vida dada por inteiro e para sempre”, destacando o valor da vocação sacerdotal para toda a Igreja.

Para D. António Francisco dos Santos, “uma ordenação presbiteral não é uma graça fácil”, na medida em que reivindica o empenhamento de toda a comunidade católica. Em declarações reunidas pela agência Ecclesia, do episcopado português, o bispo de Aveiro afirmava que desde o nascimento do apelo de Deus a uma vida de consagração total ao seu serviço até ao dia da ordenação é necessária a “oração confiante de toda a Igreja”, assim como uma “permanente generosidade daquele que acolhe o chamamento e se decide livremente a seguir Jesus na alegria e na fidelidade”.

Na homilia, o prelado realçou que “uma ordenação presbiteral só se compreende e só se pode viver centrada em Cristo” e que “o sacerdócio é um sacramento e não um simples ofício”.

D. António Francisco dos Santos salientou que apesar da “fraqueza” e “limitações” dos sacerdotes, o seu trabalho continua a ser necessário para a Igreja e para a sociedade: “Somos ungidos para pregar, consolar, dar coragem e esperança a quantos estão subjugados pela dura realidade da vida presente”.

Dirigindo-se ao clero, o prelado agradeceu a ação realizada na diocese e a participação na celebração da ordenação, que decorreu na Catedral de Aveiro.

“Em nome deste irmão diácono que hoje avança, firme e destemido para a ordenação; em nome dos seminaristas e dos jovens que em nós procuram um testemunho a suscitar vocações e em nome de toda a nossa Diocese e dos seus 350 mil habitantes que contam com o nosso ministério e são sustentados pela vossa doação de vida e trabalho pastoral, agradeço o vosso testemunho exemplar e a vossa presença tão expressiva aqui hoje”.

Dom António dos Santos expressou também a sua gratidão “para com todos os que estiveram na gênese e no percurso da vocação” do novo sacerdote.