O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer que no sábado passado, Dom Antonio Xu Jiwei, de 75 anos de idade e com 25 anos de sacerdote, foi consagrado Bispo de Taizhou, na província de Zhejiang (China).

O Prelado guiava a diocese como administrador diocesano desde 1999 e tinha sido aprovado pela Santa Sé como Bispo de Taizhou. As autoridades governamentais aprovaram deste modo sua ordenação episcopal.

A celebração litúrgica foi presidida pelos Bispos Giuseppe Li Mingsu, de Qingdao; Giuseppe Zhao Fengchang, de Liaocheng; Giuseppe Xu Honggen, de Suzhou e Giuseppe Han Yingjin, de Sanyuan. Todos os prelados estão em comunhão com a Santa Sé e são reconhecidos pelo governo.

Um milhar de fiéis, procedentes inclusive de Shanghai e Ningbo, participaram da ordenação do novo bispo, que é o segundo ordinário da diocese, vacante desde 1962. A circunscrição eclesiástica conta com 6 mil fiéis, uma quinzena de sacerdotes e dez religiosas. Há 25 igrejas e diversos lugares de culto.

Dom Xu Jiwei afirmou que sua diocese deverá enfrentar diversos desafios, mas se sente otimista sobre o reatamento da evangelização e do crescimento da comunidade católica.