O jogador de futebol Andrés Iniesta, autor do gol com o qual a seleção da Espanha conseguiu seu primeiro título mundial, tem uma promessa que cumprir: Converter-se em peregrino e percorrer o Caminho de São Tiago de Compostela.

Conforme informou o diário espanhol Marca, meses antes da Copa Mundial da África do Sul 2010, os integrantes da seleção espanhola entregaram a este veículo de comunicação em um envelope fechado a promessa que cumpririam se alcançassem o título mundial.

Marca abriu os envelopes depois do histórico triunfo do domingo e junto às descabeladas promessas de alguns jogadores de futebol, Iniesta, Fernando Torres e Carlos Marchena ofereceram chegar a pé até o santuário de Santiago de Compostela, onde repousam os restos do Apóstolo São Tiago o Maior.

Iniesta revelou sua promessa em uma entrevista prévia ao Mundial. Em declarações ao Canal Plus Liga disse que faria o caminho de São Tiago "como seja... eu o farei como seja!". Nessa ocasião, o jogador Sergio Busquets ofereceu o mesmo.

Hoje os meios espanhóis recordaram a promessa de Iniesta e embora não se saiba qual itinerário seguirá nem quando o percorrerá, algumas pessoas apostam que muitos peregrinos estariam felizes e dispostos a compartilhar a experiência com o centro-avante do Barcelona, clube no qual ele atua.

O Caminho de São Tiago é uma rota que percorrem os peregrinos procedentes da Espanha e de toda a Europa para chegar à cidade de Santiago de Compostela, onde se veneram as relíquias do apóstolo São Tiago o Maior. Este ano, Compostela receberá em novembro a visita do Papa Bento XVI com ocasião do Ano Santo Compostelano 2010 que se celebra cada vez que o dia 25 de julho, data em que a Igreja celebra a memória de São Tiago Apóstolo, cai no domingo. O próximo será no ano 2021.