O Papa Bento XVI nomeou hoje o Monsenhor Pedro Carlos Cipolini, como novo Bispo de Amparo, no Brasil. Ele sucederá Dom. Francisco José Zugliani, cuja renuncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade. Monsenhor Pedro Carlos atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo e professor da Universidade Católica em Campinas.

Nascido no dia 4 de maio de 1952, na cidade paulista de Caconde, monsenhor Pedro Carlos Cipolini ingressou em 1973 no Seminário Central do Ipiranga, pela diocese de Franca (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 25 de fevereiro de 1978, e incardinado no clero de Campinas em 1987. Monsenhor Pedro é doutor em Teologia, pela Universidade Gregoriana, Itália.

Segundo a informação divulgada hoje pela CNBB, Monsenhor Cipolini foi nomeado em 2003 membro da comissão teológica de peritos, da Comissão de Doutrina da Fé; é assessor da Comissão em Defesa da Vida da arquidiocese de Campinas e foi designado como Membro do Cabido Metropolitano de Campinas, em 16 de março deste ano.