Com uma iniciativa do Santuário de Fátima que pretende homenagear e recordar a peregrinação do Santo Padre Bento XVI a Fátima, no âmbito da visita pontifícia a Portugal entre os dias 11 e 14 de Maio deste ano, a instituição tem para seu uso, desde os primeiros dias deste mês de Julho, uma carta-inteira (envelope com selo impresso) comemorativa da presença de Bento XVI na cidade-santuário.

Do selo impresso no envelope, um trabalho gráfico da autoria dos Correios de Portugal - CTT, sobressai a imagem do Papa, uma foto oficial de Bento XVI, de braços abertos em jeito de saudação, e, atrás dele, uma fotografia noturna da Igreja da Santíssima Trindade.

Entre outras opções, o Santuário de Fátima decidiu-se pela imagem da Igreja da Santíssima Trindade por ser a última grande construção que a instituição coloca ao serviço dos seus peregrinos e visitantes e para recordar a primeira presença de um Papa no local. Recorde-se que a Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada a 12 de Outubro de 2007 pelo Cardeal Tarcisio Bertone, enviado pelo Papa Bento XVI para presidir às celebrações do encerramento dos 90 anos das aparições de Fátima.

Segundo informou o boletim deste Santuário Mariano europeu, o envelope selado é ainda enriquecido com um esboço da autoria do Arquitecto Tombazis, autor da Igreja da Santíssima Trindade, onde são ilustrados, além da nova igreja, a Capelinha, a Basílica, o Recinto de Oração e as casas de alojamento do Santuário.

Também por este meio, através da sua correspondência, o Santuário de Fátima fará chegar ao país e ao mundo a lembrança de uma peregrinação memorável que, nas palavras do Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, se revelou de “uma beleza e de uma comoção maiores” e onde que a mensagem de Fátima encontrou “um grande arauto, enquanto profecia para a Igreja e para o mundo do nosso tempo.”