O Arcebispo de Tucumã, na Argentina, Dom Luis Villalba, denunciou ante as autoridades locais que o polêmico projeto para legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo "pretende orientar a cultura do povo".

Dom Villalba fez estas declarações ao presidir o tradicional Te Deum pelo 9 de Julho na Catedral local, ao qual a presidenta Cristina Fernández Kirchner decidiu não assistir, mas sim o governador tucumano, José Alperovich, e outras autoridades provinciais.

O Prelado fez referência ao debate que será produzido no Senado na próxima quarta-feira sobre o projeto de lei sobre o "matrimônio" entre pessoas do mesmo sexo, ao advertir que "está em jogo uma lei que pretende orientar a cultura do povo".

Recordou que "o povo tucumano, pertencente a diferentes credos religiosos, por massiva maioria, expressou estar em desacordo com este projeto de lei", e sustentou que "a união em casal de pessoas do mesmo sexo é naturalmente distinta à união de um casal heterossexual que chamamos matrimônio. Para realidades distintas correspondem em justiça denominações distintas, para não dar lugar a uma apropriação indevida do conceito de matrimônio".

"A união do matrimônio homem-mulher aberto à vida, não é uma união qualquer entre pessoas, tem características próprias e irrenunciáveis que fazem do matrimônio a base da família e da sociedade", sublinhou o prelado argentino.

O Arcebispo considerou que "este tema não deve ocultar os grandes desafios que temos e que reclamam as energias e esforços, especialmente dos dirigentes da sociedade.

Finalmente ele assinalou que "à luz do Bicentenário se deve projetar como prioridade nacional: erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento integral de todos. Desejamos celebrar o Bicentenário com justiça e inclusão social. Devemos avançar na reconciliação na sociedade, em fortalecer as instituições republicanas, é preciso afiançar a educação e o trabalho como chaves do desenvolvimento e da justa distribuição dos bens, é preciso promover o federalismo, que supõe a necessária e justa autonomia das Províncias e seus Municípios".