A Secretaria Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), insistiu às autoridades recém eleitas que não descansem "até ver que a justiça, paz, a eqüidade e a realização de vida dos mexicanos seja um fato que dê fé e seja evidente".

Em um comunicado, a Secretaria Geral da CEM felicitou os mexicanos por participarem das eleições de 4 de julho e fazer destas a "máxima manifestação da Democracia no México".

Com seu voto, indicou, "fazem valer as instituições políticas e governamentais de nosso país e com isso favorecem a confiança em suas estruturas". Entretanto, lamentou o nível de abstencionismo, medo e sofrimento que se vive em alguns lugares do país.

Nesse sentido, recordou às novas autoridades que "o México requer que atuem com coerência, assumam com total plenitude suas responsabilidades como servidores do povo e se destaquem por um bom governo e generosidade. México necessita paz, este estado de vida que agora mesmo é ansiado por todos. Necessitamos um México melhor, rico, forte e grande".

A Secretaria da CEM também pediu que onde existam controvérsias pelos resultados, respeitem as sentenças dos tribunais eleitorais.