O ministro dos Assuntos Exteriores e de Cooperação, Miguel Angel Moratinos, quem esteve em Cuba dias atrás, confirmou nesta segunda-feira que os primeiros onze detentos políticos da Ilha recentemente liberados chegarão à Espanha amanhã terça-feira 13, em dois vôos regulares.

O primeiro, da Air Europa, aterrissará às 1:00 p.m., e o segundo, da Iberia, às 2:00 p.m, já que ambos sairão esta noite de Havana.

Moratinos explicou que estes onze detentos políticos cubanos chegarão à Espanha acompanhados de seus familiares, em um número que oscilará entre as 62 e 65 pessoas, já que a cifra exata de familiares não saberemos até a última hora.

A partir de sua chegada, os detentos liberados poderão decidir onde desejam permanecer, se na Espanha ou em outro lugar, mas "certamente, contarão com o apoio e assistência do Governo espanhol", assegurou o ministro.

Neste sentido, explicou que através de entidades como a Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado (CEAR) e a Cruz Vermelha Espanhola lhes dará o "primeiro apoio logístico", para que possam encontrar uma moradia. Depois, como "cidadãos livres, gozarão de todos seus direitos".