Depois da segunda ocasião em que se filtram dados confidenciais à imprensa sobre a informação encontrada em posse do Arcebispo Emérito de Malinas-Bruxelas (Bélgica), o Cardeal Godfried Danneels no último 24 de junho na busca realizada em seu apartamento e nos escritórios da arquidiocese, o Cardeal decidiu abrir uma ação legal contra os investigadores por quebrarem a confidencialidade do processo.

Seu porta voz assinala que apesar de sair exonerado dos informes que o incriminam, a reputação do Arcebispo "foi afetada sem lugar à reparação".

Em declarações publicadas esta sexta-feira, o porta voz do Cardeal Danneels, Hans Geybels, se referiu aos informes que mencionam uma foto que aparece no disco rígido do computador do Cardeal. Indicou que a imagem de uma jovem nua tinha sido descarregada automaticamente ao seu computador, sem a mediação de nenhum usuário, desde o site da televisora Flemish.

Do mesmo modo, uma nota de imprensa de Jean-Marc Meilleur, porta voz do fiscal de Bruxelas, apóia esta afirmação ao precisar que "existe certeza de que a imagem foi descarregada automaticamente à pasta de arquivos temporários do computador do Sr. Daneels enquanto visitava a página web da Flemish Broadcast Corporation (VRT): www.deredactie.be".

Hans Geybels assinalou também que "uma ruptura de confidencialidade" originou as notícias e novamente "afetaram" a reputação do Cardeal "sem lugar à reparação".

A primeira filtragem aconteceu quando um jornal belga publicou uma nota em afirmando que nos registros arquidiocesanos encontrou-se informação sobre o caso do pedófilo e assassino Marc Dutroux. Finalmente foi revelado que estes dados estavam em um CD enviado por um jornal para solicitar reações durante o julgamento de Dutroux em 2004 e que tinha sido simplesmente sido deixado de lado.

Geybels concluiu sua declaração indicando que "pedimos portanto com a maior insistência que se realize uma investigação séria sobre esta ruptura de confidencialidade no processo e anunciamos que estamos apresentando um processo civil por este assunto".