O Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, pediu aos párocos, reitores e capelães de igrejas, facilitar a participação dos fiéis na marcha de 13 de julho, às 6:30 p.m. (hora local) ao Congresso Nacional, organizada pelo Departamento de Leigos (DEPLAI) com o lema "Queremos mamãe e papai para nossos filhos".

O Cardeal destacou que para essa manifestação foram convidadas as organizações sociais, diversos credos, sindicatos, movimentos da Igreja e organismos leigos diocesanos, e recordou que a proposta procura "que seja um ato no qual não haja mais que bandeiras argentinas ou ordens positivas para o matrimônio homem-mulher".

Em uma carta enviada ao clero arquidiocesano, o Cardeal Bergoglio sugeriu que nas missas do domingo 11 de julho se leia a declaração "Sobre o bem inalterável do matrimônio e a família", da Conferência Episcopal Argentina, e que se rezem intenções pela família. Também rogou que dêem espaço aos leigos do DEPLAI para que juntem assinaturas à petição cidadão a favor da vida e a família.

Nessa declaração, os bispos sublinhavam que "o matrimônio como relação estável entre o homem e a mulher, que em sua diversidade se complementam para a transmissão e cuidado da vida, é um bem que se faz tanto ao desenvolvimento das pessoas como da sociedade. Não estamos diante de um fato privado ou uma opção religiosa, mas ante uma realidade que tem sua raiz na mesma natureza do homem, que é varão e mulher".

"Afirmar a heterossexualidade como requisito para o matrimônio não é discriminar, mas partir de uma nota objetiva que é seu pressuposto. O contrário seria desconhecer sua essência, quer dizer, aquilo que (o matrimônio) é".

"O matrimônio não é uma instituição puramente humana apesar das numerosas variações que pôde sofrer ao longo dos séculos nas diferentes culturas, estruturas sociais e atitudes espirituais. Estas diversidades não devem fazer esquecer seus rasgos comuns e permanentes".

"O matrimônio se funda na união complementar do varão e a mulher, cujas naturezas se enriquecem com o aporte dessa diversidade radical".