A revista pornográfica Playboy em sua edição em Portugal decidiu "homenagear" o falecido escritor José Saramago, com uma capa na que se vê Jesus em um bordel sustentando sobre uma cama a uma mulher nua e na qual se lê o título de uns de seus livros "O Evangelho segundo Jesus Cristo".

A capa causou grande indignação entre os católicos portugueses e de outras latitudes. Esta edição também mostra fotos nas que Jesus contempla uma cena lésbica.

Segundo a revista Gawker, a vice-presidente de Relações Públicas da Playboy, Theresa Hennessy, assinalou que em sua empresa "não aprovamos a capa da edição de julho da Playboy Portugal" já que constitui "uma violação terrível de nossos padrões; se a tivéssemos visto de antemão, não teríamos permitido sua publicação".

"Como resultado deste e outros casos relacionados com o editor português, estamos em processo de terminar nosso acordo", acrescenta.

Segundo a agência EFE, os editores da Playboy Portugal que está sob a administração da empresa Frestacom, negaram que a matriz da Playboy tenha negado a permissão e assinalaram que já estão trabalhando no número para o mês de agosto. "Não existe nenhum motivo para fechar a edição", indicaram.

Não é a primeira vez que a Playboy faz uso de imagens blasfemas. Em dezembro de 2008 a Playboy México apresentou em sua capa a uma mulher semi-nua que simulava ser a Virgem Maria.