O novo Arcebispo eleito de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez, expressou sua confiança na graça de Deus para enfrentar os "desafios muito especiais" de uma cidade com presença do crime organizado, pobreza, e que é Sede do poder político do país.

"Bogotá é a maior Arquidiocese da Colômbia, com uma população próxima aos quatro milhões de habitantes. Os seres humanos são limitados, não podemos dizer que temos todas as capacidades e qualidades, especialmente para desempenhar um cargo tão delicado como ser Arcebispo de Bogotá", expressou à imprensa.

Dom Salazar acrescentou que recebe a nomeação "com alegria, temor e confiança. Sei que se o Senhor escolhe também dá toda a graça que se necessita".

Em outro momento, o Prelado também se referiu aos casos de pederastia cometidos por alguns membros do clero. Dom Salazar Gómez rechaçou que se trate a Igreja como "a Igreja dos pederastas" e indicou que a pedofilia é um problema que deve ser tratado mais amplamente.

Do mesmo modo, defendeu o celibato sacerdotal e assinalou que o matrimônio de sacerdotes não soluciona o abuso de menores, porque "há pessoas casadas que são pederastas".

O Prelado insistiu às vítimas deste crime que denunciem os abusos ante as autoridades.