Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, assinalou que o Delegado Pontifício para os Legionários de Cristo, o Arcebispo Velasio De Paolis, acompanhará a esta congregação "no caminho esforçado de purificação e renovação que a espera".

Em declarações à Rádio Vaticano, o Pe. Lombardi comenta a nomeação do Papa Bento XVI publicada ontem sobre Dom Do Paoli. Ao respeito o sacerdote indica que o Delegado Pontifício "conserva atualmente também sua função de Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé. Ele se encontrará pessoalmente o mais breve possível com os atuais superiores da Congregação dos Legionários".

O presbítero jesuíta indicou ademais que "será o próprio Delegado, em sua nova função, quem comunicará antes de qualquer coisa os legionários e estabelecerá modos, tempos e formas de comunicação dos aspectos principais do mandato recebido pelo Santo Padre, como a previsão da constituição da comissão para o estudo das constituições da mesma congregação".

Finalmente o Pe. Lombardi assinala que "o espírito destas previsões do Santo Padre, como se indicou no comunicado do 1º de maio último, é o de acompanhamento e ajuda de parte da Igreja no caminho esforçado de purificação e renovação que espera a congregação".