Em um recente comunicado de imprensa distribuído pela Congregação, os Legionários de Cristo anunciaram a nomeação do Padre Álvaro Corcuera Martínez do Rio como novo diretor geral da Legião de Cristo e do Movimento Regnum Christi.

O comunicado explicou que está ocorrendo atualmente em Roma o III Capítulo Geral Ordinário, onde se tinha reeleito “por maioria absoluta” ao Padre Maciel, fundador da Congregação, mas que por motivos de idade “refutou a reeleição”.

“Os pais capitular lhe manifestaram sua mais sincera e filial gratidão pelo trabalho realizado nos numerosos anos que esteve à frente do governo da congregação e sua mais cordial adesão à missão que segue desempenhando como fundador”, expressa o comunicado e adiciona que “os pais capitular viram no padre Corcuera a pessoa mais adequada para dar continuidade à obra do fundador”.

Ao aceitar seu novo cargo, o Pai Corcuera afirmou: “Quero manifestar meu desejo de prosseguir na mais estreita fidelidade ao carisma da congregação e à pessoa do fundador e continuar a obra por ele iniciada ao serviço da Igreja”.

O Padre Corcuera, de nacionalidade mexicana e de 47 anos de idade, ocupava desde ano 1987 o cargo de reitor do Centro de Estudos Superiores dos Legionários de Cristo em Roma. colaborou estreitamente com o padre Maciel em diversos cargos de governo da Congregação, e é além conselheiro da Pontifícia Congregação para os Bispos.

O novo diretor geral foi membro consagrado no Movimento Regnum Christi antes de passar a formar parte da Congregação. Antes tinha obtido o título de Licenciado em Ciências da Educação na Universidade Anáhuac do México. Realizou seus estudos sacerdotais de filosofia e teologia na universidade Gregoriana e na Universidade de Santo Tomás de Aquino em Roma. Desde 1993 até o ano 2000 foi Reitor do Ateneu Pontifício «Regina Apostolorum» em Roma, dirigido pelos Legionários de Cristo.

Por outro lado, o comunicado informou que os padres capitulares reelegeram o Padre Luis Garza Medina, como vigário geral –cargo que ocupa desde 1992–, e escolheram  outros membros do conselho geral, ao procurador geral e ao administrador geral, que provêm de países como a Espanha, Estados Unidos, Irlanda, México e Chile.

O Padre Maciel fundou a Congregação dos Legionários de Cristo quando tinha 20 anos, em janeiro de 1941. Suas constituições foram passadas pelo Papa João Paulo II em 1983. Atualmente conta com cerca de 650 sacerdotes e 2.500 seminaristas.