Uma delegação da Cáritas Portuguesa se encontra na Índia para avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento resultantes da campanha de apoio às vítimas do Sudeste Asiático, realizada após o tsunami ocorrido em 2004. O dinheiro recolhido com a campanha "Cáritas Ajuda as Vítimas do Sudeste Asiático" já contribuiu com mais de 700 mil euros para projetos de apoio às populações afetadas pela catástrofe.

Em nota divulgada pela agência Ecclesia, informa-se que os habitantes de Sattankupan foram recolocados em 376 casas construídas pela Sociedade de Serviço Social de Chennai, com a ajuda financeira da instituição de apoio social da Igreja católica.

Entre as várias famílias beneficiadas, Bhaskar, a mulher e mais cinco filhos estão agora numa situação melhor.
“Vivia numa casa com mais seis famílias. Agora vivemos em casas separadas. Cada um tem a sua. É mais confortável para nós. Sentimo-nos muito melhor”, diz Bhaskar em declarações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português.

Porém não todos tiveram a mesma sorte: Kanniapan e Alamelur residem em um povoado de pescadores, a poucos quilômetros de Sattankupan, encontrando-se, entre muitos outros, à espera de realojamento.
Nos dias bons, Kanniapan consegue trazer para casa 200 rupias, cerca de 3 euros e meio, mas há duas semanas que o dinheiro escasseia para alimentar a família.
O casal e os oito filhos partilham uma cabana feita de folhas de palmeira, num espaço exíguo.

“Vivíamos numa aldeia aqui perto e perdemos a casa com o tsunami. Como não tínhamos documentos, não nos deram uma casa nova. Viemos morar para esta terra, mas não é nossa, é do governo. O governo pôs aqui as pessoas que ficaram desalojadas. E aqui ficamos”, conta a mulher.

A página da Cáritas Portugal pode ser visitada em: http://www.caritas.pt/