A organização e-cristians solicitou ao Tribunal Constitucional espanhol (TC) que suspenda a aplicação da lei do aborto "até que seja resolvida sua constitucionalidade" porque o dano que pode ocasionar com "a perda de vidas humanas dos não nascidos, será irreparável".

"Se em seu momento o TC considera inconstitucional a lei, o desastre não terá possibilidade de reparação. Por outro lado a suspensão da lei não significa nenhum prejuízo nem sequer para os defensores do aborto porque está amplamente demonstrado que na Espanha aborta quem quer e quando quer e que nunca o custo foi uma limitação", sustenta o grupo em um comunicado.

Do mesmo modo, o grupo recorda que "à luz dos novos conhecimentos científicos dos que hoje se dispõem em neo-natologia e que determinam a existência de um estado de consciência, de capacidade de inter-relação e de capacidade de sentir a dor por parte de feto questiona todos os implícitos relacionados com a concepção até agora vigente do aborto".

"Não se trata de um amontoamento de células mas de um ser vivo que pertence à espécie humana, que tem consciência de sua identidade, que mantém uma relação com a mãe e é capaz de sentir a dor e o mau trato. É necessário que o legislador alcance a consciência desta realidade científica e revise a legislação porque tal como está exposto o aborto é um ato desumano pelas características da vítima que recebe as conseqüências", conclui.