O Secretário de estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou na Missa que celebrou na Basílica de São Pedro hoje em ocasião de seu 50° aniversário de ordenação sacerdotal, que a missão do presbítero é "fazer descender o céu à terra, de obter a comunhão dos homens e mulheres com Deus".

Em sua homilia, o Cardeal explicou que a missão sacerdotal "consiste em dar esperança às pessoas, anunciar que Deus é bom, em aliviar as penas de quem está aflito, em reclamar o sentir do céu a quem está afligido pelas tribulações da terra".

"Como sacerdote e como bispo experimentei muitas vezes a beleza e a força do Evangelho de Jesus, que é realmente capaz de mudar a vida das pessoas. Para entender a vida de um sacerdote, não é tão necessário perguntar-se: ‘que coisa faz o sacerdote?’ e sim ‘quem é o sacerdote?’. E a resposta é sempre apenas uma: o sacerdote é um apaixonado por Jesus Cristo, seu amigo. Também eu experimentei nestes 50 anos uma medida crescente, que o sacerdócio é uma relação de íntima amizade com Jesus. Esta divina presença me acompanhou e protegeu sempre".

O Cardeal Bertone se referiu ao Papa Bento XVI Como "luminoso exemplo" de sacerdócio que "na laboriosa voragem do mundo hodierno, com freqüência sumido na superficialidade, convida a todos, mas especialmente os sacerdotes, à reflexão, ao aprofundamento da fé em uma relação de amizade com Jesus, e indica a comunhão eclesiástica como fundamento para um incisivo testemunho evangélico".

"Quando penso na Igreja –continuou– me vem à mente os rostos e os nomes de tantas pessoas que conheci, apreciei e que me esforcei por servir com meu sacerdócio: bispos amados e tantos sacerdotes exemplares, religiosos e religiosas fiéis, leigos generosos e esforçados, famílias unidas que dão testemunho do amor, jovens e anciãos, humildes e poderosos da terra, homens e mulheres na Itália e em todo continente, felizes por terem escolhido Cristo e seu Evangelho".

Ao finalizar sua homilia, o Cardeal Bertone se referiu a que "quando há 50 anos eu fui ordenado sacerdote, como todo salesiano de Dom Bosco estava logo a empreender a missão em meio dos jovens. Isto aconteceu na verdade, mas em um contexto cheio de pausa eclesiástica: a Pontifícia Universidade Salesiana, em que dediquei com paixão minhas energias. Logo chegaram outras responsabilidades, que me fizeram amar as Igrejas particulares às que fui enviado e, com elas, sempre mais à Igreja universal".