O Arcebispo de Barcelona (Espanha), Cardeal Lluís Martínez Sistach, assinalou que a próxima visita do Papa Bento XVI para cidade para consagrar o Templo da Sagrada Família será um convite aos leigos para "fazer mais viva a presença dos cristãos na sociedade de hoje".

Assim expressou o Cardeal em uma mensagem alusiva ao encontro que será realizado em 7 de novembro. Depois de afirmar que a visita do Papa "deve ajudar-nos a ter uma maior consciência de nossa comunhão afetiva e efetiva com o sucessor do Pedro", o Cardeal Sistach afirmou que o encontro "comportará sem dúvida um convite a fazer mais viva a presença dos cristãos, em especial dos leigos, em todos os âmbitos da sociedade de hoje".

"A figura de Gaudí é, neste sentido, muito exemplar. Esta fé que o Papa deve estimular, não deve ficar encerrada no interior das consciências ou no interior dos templos, mas deve ser fermento em meio da sociedade. Um fermento que não duvidamos propor e pedir já que acreditamos que será um fermento benéfico para todos, se está inspirado nos critérios e nos meios evangélicos", acrescentou.

"A próxima visita do Santo Padre a Barcelona –continuou– terá, sem dúvida, uma repercussão internacional. Também se dará a conhecer a figura de Gaudí, não só como um arquiteto genial, mas também como um cristão que viveu intensamente sua vida cristã e que pode ser imitado especialmente pelos leigos cristãos".

Do mesmo modo, o Arcebispo de Barcelona mencionou que "como ferramentas para a ambientação e a preparação espiritual da visita, a diocese de Barcelona editou um pôster com o lema: ‘Com o Santo Padre na Sagrada Família’, e um opúsculo que contém umas reflexões propostas aos grupos de cristãos que preparam este acontecimento, que sobre tudo é um acontecimento cristão e de caráter religioso".

"Como homenagem a Bento XVI, parte importante desta publicação, editada em catalão e em castelhano, inclui as catequeses que ele dedicou ao apóstolo São Pedro e a sua missão na Igreja ao longo de diversas audiências gerais do ano 2006", acrescentou.