Ao aproximar-se do final da Copa do Mundo de Futebol, o empenho dos salesianos de Dom Bosco e de algumas ONGs salesianas em favor da educação à integração não diminui. Por ocasião da Copa, a Secretaria Salesiana de Planejamento e Desenvolvimento da África do Sul e parceiros lançaram a campanha "Champions for South Africa – Join the game", co-financiada pela Comissão Européia. Giovane Elber, ex-jogador da seleção brasileira, é um dos padrinhos do projeto.

Segundo a informação divulgada hoje pela Rádio Vaticano “trata-se de um jogo interativo, disponível na internet ou mediante DVD, em que convida crianças e jovens a descobrirem como vivem os próprios coetâneos na África do Sul. A trama do jogo se desenvolve através de uma série de programações animadas, que representam os desafios e as opções que um jovem sul-africano deve enfrentar. No final das seqüências, ilustradas com reportagens, fotografias profissionais e vídeos, os jogadores deverão tomar suas próprias decisões: delas dependerá o desenvolvimento e o êxito final da aventura”.

Existe uma versão do jogo para crianças entre 8 e 12 anos, e uma segunda versão para adolescentes e jovens (13-18 anos). Ambas podem ser consultadas em alemão, espanhol, inglês, italiano, polonês e tcheco. "Champions for South Africa – Join the game" oferece também material didático para educadores, constituído por testes e perguntas abertas de geografia, história, sociedade e vida cotidiana na África do Sul.

Entre os patrocinadores desta iniciativa está também Giovane Elber, ex-jogador da seleção brasileira, patrono honorário da campanha.

Visitando pessoalmente a obra salesiana de Ennerdale, nos arredores de Johanesburgo, Elber apoiou publicamente a obra missionária dos salesianos na África do Sul, lembrando que "só mediante uma educação e uma formação qualificadas os jovens poderão vencer a pobreza. É muito importante dar-lhes uma educação completa, porque nem todos podem se tornar jogadores profissionais".

Para jogar ou conhecer mais sobre o projeto visite: http://www.join-the-game.org/en