No próximo 26 de agosto próximo celebra-se o centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá. Em vista desse evento o governo indiano proclamará essa data como "Dia Nacional dos Órfãos", conforme informações enviadas à Agência Vaticana Fides.

Segundo informações da Igreja local, foi enviada à ONU uma petição, que se espera possa ser acolhida, em favor da instituição de um "Dia Mundial dos Órfãos". Madre Teresa nasceu em Skopje, na Macedônia, em 26 de agosto de 1910 e faleceu em 5 de setembro de 1997 de uma parada cardíaco em Calcutá.

Faltando poucos meses para a celebração do centenário, o governo e a Igreja indiana estão trabalhando na preparação de eventos que serão inaugurados, no dia 26 de agosto, com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Ranchi, Cardeal Telesphore Placidus, na Casa Central das Missionárias da Caridade, em Calcutá que contará com a presença de Irmã Prema, a religiosa alemã que hoje é a superiora geral da congregação fundada pela Madre Teresa.

Na capital Nova Délhi, confirmam as fonte de Fides, será construído um monumento em homenagem a Madre Teresa e uma sala de conferências e encontros será dedicada à religiosa. O presidente indiano Pratibha Patil participará das comemorações em Nova Délhi, em 28 de agosto, e o governo mandará cunhar uma moeda especial, assinala a nota da agência vaticana.

As iniciativas que serão realizadas pela Igreja indiana e pelas Missionárias da Caridade são várias, sobretudo, na Arquidiocese de Calcutá. A Comissão especial de preparação ao evento, presidido pelo Arcebispo de Calcutá, Dom Lukas Sirkar sdb, prevê atividades litúrgicas e culturais. Uma novena de preparação (de 17 a 25 de agosto) se realizará em todas as paróquias da diocese e será seguida por outra (de 27 agosto a 4 setembro) que terá seu ápice na festa da Beata, 5 de setembro, quando será o novo Núncio Apostólico na Índia, Dom Salvatore Pennacchio a presidir uma solene Eucaristia.

Também estão sendo preparadas várias iniciativas culturais: a realização de uma mostra itinerante sobre a vida e a espiritualidade de Madre Teresa, um simpósio internacional em Calcutá, no dia 4 de setembro próximo, uma mostra fotográfica (aos cuidados do famoso fotógrafo Raghu Rai), um festival e um concurso artístico.