Durante a 73ª Assembleia dos bispos do Regional do Sul 1, realizada na última semana no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi elaborado um documento que tem como objetivo ajudar os católicos a votarem de forma consciente. A informação foi divulgada hoje pelo portal do Santuário de Nossa Senhora Aparecida a12.com.

Segundo o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, a orientação principal da Igreja é que os leigos participem das eleições e saibam valorizar o seu voto.
 “A nossa intenção é orientar, por isso elencamos alguns princípios fundamentais que devem ser levados em conta para a decisão eleitoral”, comentou o purpurado.

As ações da Igreja Católica foram indispensáveis para a aprovação do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça, ou em processos ainda não concluídos.
“Esta movimentação toda é um sinal de que as recomendações da Doutrina Social da Igreja fizeram efeito”, ressaltou Dom Odilo.

A Igreja recomenda que a política seja um serviço prestado à comunidade, onde não há espaço para corrupção e desvios de recursos públicos.

O documento consta dos seguintes tópicos:  

1.    O poder político emana do povo
2.    O exercício do poder é um serviço ao povo
3.    Governar é promover o bem comum
4.    O bom governante governa para todos
5.    O homem público deve ter idoneidade moral
6.    Voto não é mercadoria
7.    Voto consciente não é troca de favores
8.    A religião pertence à identidade de um povo
9.    A Família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa.
10.  Votar é importante, mas ainda não é tudo

Para ler o documento do Regional Sul 1 na íntegra clique aqui:
http://www.acidigital.com/Documentos/votarbem.htm