O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinalou que o Papa Bento XVI é “a pedra em quem todos podem apoiar-se com segurança” já que, por ser o Vigário de Cristo, conta com uma “imensa força divina” para dirigir e guiar à Igreja.

Assim expressou o Cardeal peruano em um artigo publicado pelo jornal El Comercio titulado “Tu és Pedro”. O Cardeal recordou que “é enorme o peso da responsabilidade que cai sobre os ombros do Papa, mas sem dúvida é imensa a força divina com a que conta”.

“Ao escolhê-lo como bispo de Roma, o Senhor quis que fosse a ‘pedra’ na qual todos possam apoiar-se com segurança”, sublinhou.

O Cardeal recordou que “como Pedro e outros apóstolos constituíram por vontade do Senhor um único colégio apostólico”, do mesmo modo “o sucessor do Pedro e os bispos, sucessores dos apóstolos, devem estar muito unidos entre si”.

“Esta comunhão colegial, embora sejam diversas as responsabilidades e as funções do romano Pontífice e dos bispos, está ao serviço da Igreja e da unidade na fé de todos os crentes, da qual depende em grande medida a eficácia da ação evangelizadora no mundo contemporâneo”, acrescentou.

Finalmente o purpurado destacava que “quem deixa entrar em Cristo não perde nada, nada do que faz a vida livre, bela e grande”.
“Assim, eu gostaria, com grande força e grande convicção, a partir da experiência de uma longa vida pessoal, dizer a todos vós: Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e o dá tudo”, concluiu o arcebispo primaz do Peru.