Ao concluir a Missa dominical na localidade italiana de Sulmona aonde chegou em visita pastoral por ocasião do 800º aniversário do nascimento do Papa Celestino V, o Papa Bento XVI rezou o ângelus e assinalou que a Virgem Maria é modelo perfeito de obediência à vontade divina, assim como de silêncio, misericórdia e abertura aos demais.

Antes da oração o Santo Padre fez votos para que esta Igreja local "fiéis à herança de São Pedro Celestino, saiba sempre viver a radicalidade evangélica e a misericórdia, para que todos os que procuram Deus possam encontrá-lo".

Seguidamente Bento XVI sublinhou que "em Maria, Virgem do silêncio e da escuta, São Pedro del Morrone encontrou o modelo perfeito de obediência à vontade divina, em uma vida simples, marcada pela busca do que é verdadeiramente essencial, capaz de agradecer sempre ao Senhor reconhecendo em cada coisa um dom de sua bondade".

"Também nós, que vivemos em uma época de maiores comodidades e possibilidades, estamos chamados a ter um estilo de vida sóbrio, para conservar mais livres a mente e o coração e para poder compartilhar os bens com os irmãos".

Ao finalizar, o Santo Padre fez votos para que "Maria Santíssima, que animou com sua presença materna a primeira comunidade de discípulos de Jesus, ajude também a Igreja de hoje a dar bom testemunho do Evangelho".