Faltando 409 dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, que será celebrada na capital espanhola de 16 a 21 de agosto do próximo ano, já são 600 mil os jovens peregrinos estrangeiros pré-inscritos -120.000 italianos, 70.000 franceses, 50.000 poloneses e 25.000 norte-americanos- dos dois milhões de jovens esperados que, desde esta quinta-feira, já podem registrar-se definitivamente.

Os peregrinos que se inscrevam deverão pagar umas cotas que oscilam entre os 30 e os 210 euros, dependendo do tempo de sua estadia, dos serviços que reclamem, assim como do país de que procedam. Desta forma, os países desenvolvidos ou do "grupo A" pagam pela semana completa contudo incluído, 47 euros mais que o "grupo B" --em vias de desenvolvimento-- e 88 euros mais que o "grupo C" --países subdesenvolvidos--. Assim, os mais ricos financiam parte da assistência dos mais pobres.

Além disso, a estas cotas de inscrição --que servem para o financiamento do evento e que se reduziram entre um 15 e 20 por cento em relação com as cotas da JMJ do Sidney-- somam-se os 10 euros de colaboração que se pede aos peregrinos quando se inscrevem e que formarão o "fundo de solidariedade". Com este dinheiro, será possível pagar a viagem e a estadia daqueles que não possam saldar sua assistência.

Nesta linha, a organização da JMJ Madrid 2011 espera conseguir o registro de 40 por cento das pessoas que participem --não é obrigatório inscrever-se para ir aos atos--, o que supõe 15 por cento mais que nas jornadas precedentes.

O Papa, o primeiro inscrito

O Santo Padre Bento XVI foi, como sempre, o primeiro a inscrever-se.
Os peregrinos inscritos obterão na sua chegada à capital umas credenciais para participar de todas as atividades culturais, um seguro de acidentes, transporte público para toda a semana, um lugar reservado para os eventos da JMJ e uma mochila com os materiais necessários como uma guia de Madrid, um livro para as cerimônias, um boné e uma camiseta.

Presente para o Vaticano

Por sua parte, o sistema informático de registro, financiado pela Fundação Madrid Vivo com o apoio da Fundação Emilio Botín e o Banco Santander, foi desenvolvido pelo ISBAN e será um presente da JMJ de Madrid ao Vaticano para que possa ser empregado em jornadas posteriores.

O programa --ao que se acessa através da página Web da JMJ "www.madrid11.com"-- consiste em uma plataforma técnica que consta de um espaço público no qual o usuário se registra com dados básicos e obtém uma senha, e outro privado, ao qual o peregrino pode acessar com sua senha e introduzir outra informação mais pessoal. Assim, o arcebispado, que receberá os dados de registro diariamente, poderá saber quantos jovens virão e quais são suas necessidades.

A JMJ estará dividida em cinco encontros principais: a acolhida dos peregrinos pelo cardeal arcebispo de Madrid, Dom Antonio María Rouco Varela, em uma missa que será celebrada na terça-feira 16 de agosto de 2011 na Praça de Cibeles e que será concelebrada por 500 bispos; a cerimônia de acolhida do Papa Bento XVI em Cibeles na quinta-feira 18 de agosto; o via crucis; a vigília com o Santo Padre no aeródromo de Quatro Ventos, no sábado 20; e a missa de encerramento, no domingo 21.