O Papa Bento XVI recebeu em audiência privada esta quarta-feira o Arcebispo do Malinas-Bruxelas, Dom André-Joseph Leonard, quem é também o presidente da Conferência Episcopal da Bélgica.

Segundo fontes vaticanas, a reunião privada durou mais do habitual e se dedicou a discutir a "Operação Cálice", a ação da polícia belga, que incluiu a retenção de todos os bispos belgas durante nove horas, a expropriação de centenas de documentos e a profanação das tumbas de dois cardeais falecidos.

O diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, disse a um grupo de jornalistas que o conteúdo do diálogo entre o Pontífice e o Arcebispo “é óbvio: um intercâmbio de informação sobre a situação na Bélgica, (e) dar as graças (ao Papa Bento XVI) por seu apoio. "

Dom Leonard foi um dos arcebispos metropolitanos que receberam o pálio durante a Solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo no Vaticano.

O Arcebispo belga repudiou o fato ocorrido na Catedral de Malinas e considerou que se tratou de um fato próprio de “romances policiais e do 'Código Da Vinci'".