Conversando com jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira o porta voz vaticano, Pe. Federico Lombardi afirmou que mais nomeações são esperadas seguindo a série de renúncias e nomeações para diferentes posições da Cúria Romana. Desta vez ele mencionou a do bispo Suíço, Dom Dom Kurt Koch, de Basileia, para o Pontifício Conselho para a promoção da Unidades dos Cristãos.

A série de nomeações da quarta-feira incluíam a do Cardeal Marc Ouellet como novo prefeito da Congregação para os Bispos e a do Arcebispo Rino Fisichella como presidente do recém criado Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

O jesuíta “voz” do Vaticano disse que espera a nomeação do bispo de Basileia na Suíca, Dom Kurt Koch para a presidência do Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos para a quinta-feira como ele menciona já ter sido indicada ao interior do Vaticano anteriormente.

 “Nós o publicaremos no dia 1º de Julho”, disse o Pe. Lombardi, “mas ele já fez sua carta de despedida da sua diocese explicando que foi chamado a Roma e que já foi nomeado como Administrador Apostólico de Basileia” pelo tempo que requeira nomear um outro bispo para esta diocese.
Dom Koch vai ocupar o lugar deixado pelo Cardeal Walter Kasper que liderou este organismo pelos últimos 11 anos.

Perguntado sobre quando poderia ser divulgada a nomeação do Delegado Apostólico para os Legionários de Cristo, o diretor da Sala Stampa disse : “Certamente todos estamos esperando por ela, mas não acho que será feita amanhã”.

Ele também acrescentou que outra nomeação será feita para substituir o Arcebispo Celestino Migliore, até agora Observador Permanente da Santa Sé para a ONU, quem foi nomeado para a Nunciatura Apostólica da Polônia.