O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, celebra, no próximo dia 3, o Jubileu de Ouro de sua Ordenação sacerdotal. A missa será na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos (SP). Além de Dom Moacir Silva, atual bispo diocesano de São José dos Campos, confirmaram presença o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Dimas Lara Barbosa, Dom João Corso, Dom Hilário Moser, Dom Murilo Krieger e Dom Wilson Tadeu.

Segundo a nota divulgada hoje pela CNBB Dom Eusébio recebeu a ordenação sacerdotal em 1960 em Roma, onde fazia o doutorado em Teologia. Atuou como professor universitário em São Paulo, na capital e em Taubaté, até ser consagrado bispo em 1981. Foi o primeiro bispo de São José dos Campos, onde permaneceu por 10 anos. Ali, fundou o Instituto de Filosofia Santa Teresinha, instalou também a residência teológica Padre Rodolfo.

No dia 23 de janeiro de 1991 foi nomeado arcebispo de Florianópolis.
No consistório de 21 de outubro de 2003, presidido pelo papa João Paulo II, foi criado cardeal presbítero, com o título da Basílica dos santos Bonifácio e Aleixo. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Esteve no Rio até 2009, quando foi sucedido por Dom Orani João Tempesta. Após se tornar emérito, fixou residência em  São José dos Campos.